Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Atendimento: Vai uma EMPATIA aí?

Augusto Dutra Por Augusto Dutra
30/07/2016 - 19:45 - atualizado em 31/07/2016 - 13:43
em Opinião
A A

Quanto mais o seu cliente ficar parado te esperando, mais tempo ele terá para observar os detalhes do seu ponto comercial |

Sem a menor sombra de dúvida, a aparência do seu ambiente de trabalho é um dos itens que mais o seu cliente observa, em especial quando ele fica muito tempo esperando para ser atendido. Este fica observando todos os detalhes pertinentes à conservação do imóvel, mobiliário, material de leitura, etc. Outro fator que já abordamos em artigos anteriores é sobre o horário de atendimento, que é sagrado e deve ser respeitado.

Quanto mais o seu cliente ficar parado te esperando, mais tempo ele terá para observar os detalhes do seu ponto comercial, como por exemplo: paredes sujas e ou descascando, teias de aranha e traças pelas paredes, pedaços de papel espalhados pelo chão, piso arranhado e ou mal tratado, revistas velhas e rasgadas, etc.

Geralmente a maioria das pessoas (eu também) associa o tipo de ambiente de trabalho com os serviços prestados pela empresa.  Quem já não ouviu dizer que para saber se um restaurante é “bom”, é só fazer uma “visitinha” no banheiro do estabelecimento, observar o asseio dos colaboradores, reparar nas unhas do garçom, na limpeza da toalha de mesa e tudo mais. Pode até ser que esse restaurante tenha um ótimo cozinheiro, e sua comida seja de primeira, mas se o ambiente não transmitir “segurança”, eu particularmente não pagaria pra ver, e você, pagaria?

LEIA TAMBÉM

Fique por dentro do crowdfunding

Me formei, e agora ?

O dia que fiz a escolha certa

O que fazer então para minimizar essas questões? A resposta é bem simples: praticar uma coisa chamada EMPATIA, que é a arte de se colocar no lugar do outro.

Vamos praticar? Analise seu atual modelo de gestão, e responda a essas perguntas:

Como você gostaria de ser tratado pelo setor de atendimento, com rispidez ou com simpatia e pró-atividade?

Que tipo de ambiente você gostaria de encontrar quando fosse atendido em um estabelecimento, limpo e agradável, ou sujo e desleixado?

Você gostaria de ser atendido na hora marcada, ou com horas de atraso?

Parece que as respostas para esses questionamentos são tão óbvias, não parece? Mas faça uma análise e veja se na prática isso não acontece constantemente. Clientes sendo mal tratados por colaboradores desqualificados, horários marcados e não cumpridos, ambientes desleixados, etc.

Precisamos repensar urgentemente o nosso modelo de gestão que geralmente é voltado para o lucro, e procurar um novo com foco no cliente. Procure praticar constantemente o exercício da empatia no dia a dia do seu negócio. Dessa forma você estará dando um gigantesco passo rumo a excelência no atendimento ao cliente, e consequentemente melhorando desempenho do seu negócio. Vale ressaltar que apenas o exercício da empatia não é suficiente para encantar o cliente. Uma ótima prestação de serviço por parte dos colaboradores e ter produtos de qualidade comprovada, são essenciais para a sobrevivência de qualquer organização.

Pratique empatia, faça o seu cliente feliz e colha os frutos de um modelo de gestão orientado para o cliente.

*Augusto Dutra é o CEO da AD Palestras & Treinamentos

Tags: Artigo de Augusto Dutra
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Campos-RJ já vive o clima das eleições

Próxima notícia

Baixo dinamismo na conjuntura semestral

Augusto Dutra

Augusto Dutra

Palestrante, pós-graduado em Gestão Estratégica e Marketing pela Universidade Cândido Mendes

 Notícias relacionadas

Sem notícia para exibição
Carregar mais
Próxima notícia

Baixo dinamismo na conjuntura semestral

Forças do Exército atuarão no Rio Grande do Norte

COLUNISTAS

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Turbinado por petróleo, Estado do Rio precisa de um novo ciclo virtuoso

Ranulfo Vidigal
22/05/2022 08:39

Federico Baudelaire 01: Juro por Zeus, padre olivácio, edir rouba mais cedo e pastor de andrade

Frederico Baudelaire
22/05/2022 12:40

Geleia Geral 03: Antropofagia Oswaldiana, linguagem metafórica e fragmentos poéticos

Geléia Geral | Arthur Gomes
18/05/2022 10:47

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Campos-RJ: O que leva Rosinha Garotinho a disparar contra o filho Wladimir 

Roberto Barbosa
11/05/2022 11:28

Tintas diversas em poética afoita e faminta

Deneval Siqueira
05/05/2022 03:31

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist