Licitação de 39 plataformas com expectativa de 3 mil empregos; revisão do Plano de Negócios da Petrobras deve destacar novos investimentos;
A política de desoneração permitirá uma sobrevida de 40 anos na exploração de petróleo na Bacia de Campos. A previsão é do presidente da Petrobras Pedro Parente, durante visita à cidade de Macaé nesta terça-feira (12).
Já a partir de 2018, a previsão é de que a região recomece um novo ciclo, com a geração de três mil empregos diretos. A perspectiva positiva é reforçada pelo processo de licitação em curso visando à reforma de 39 plataformas que estão paralisadas e que devem retomar atividade de exploração. Nesta primeira fase, os investimentos previstos é na ordem de US$ 3,5 bilhões provenientes de uma parceria entre a estatal brasileira e a Exxon.
PLANO DE NEGÓCIOS
A retomada de um novo ciclo expansivo deixa os municípios produtores na expectativa da revisão Plano de Negócios da Petrobras, elaborado inicialmente para o quadriênio 2017-2021.
O novo formato deverá destacar o tamanho do investimento previsto para o setor e apontar a conjuntura com que o mercado e a estatal trabalharão para os próximos anos. O documento, segundo Parente, deve ser divulgado na próxima semana.
“Vamos apresentar a revisão do Plano de Negócios, que irá conter investimentos relevantes na região no ponto de vista qualitativo. A visão é muito positiva”, afirmou.
VISITA À PREFEITURA
O presidente da Petrobras foi recebido pelo prefeito Dr. Aluízio Júnior em seu gabinete, na sede do governo. Do encontro, também participaram comerciantes locais e empresários ligados à economia local nos 40 anos de existência da Bacia de Campos.
O executivo enfatizou a importância da desoneração na política de royalties como importante fomento as atividades no setor de petróleo.
“É um equivoco avaliar esta iniciativa como perda de royalties para os municípios. Na verdade representa a possibilidade de mais pagamento de royalties, porque sem esta contrapartida não haveria interesse na exploração da Bacia de Campos. Abrindo mão de 5% sobre a produção na retomada dessas plataformas que estão paralisadas, isso significa atração de investidores e permite que parte do percentual seja reinvestido na própria Bacia”, disse.

A campanha de desoneração #Menos royalties, mais empregos, encampada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP) e o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) foi liderada pelo prefeito Dr. Aluízio.
“A região está pronta para o recomeço. Será um novo ciclo para todo o Brasil. Mas será um recomeço pontuado com eficiência, competência, novos empregos e combate ao desperdício”, disse Dr. Aluízio.
A visita de Parente à região foi marcada pelas comemorações dos 40 anos da Petrobras na Bacia de Campos. Ele também visitou a plataforma P-56 e a base da estatal no bairro de Imbetiba.
SEMINÁRIO DA REDE PETRO
Nesta quarta-feira, a partir das 15h, a retomada da produção petrolífera, especialmente na Bacia de Campos, é um dos temas que será debatido no seminário Perspectivas e Logísticas da Petrobras na Bacia de Campos, organizado pela Rede Petro. O encontro deverá reunir empresários ligados à cadeia produtiva do setor no que será a última reunião do ano.
O encontro tem apoio da BQ Escritórios Virtuais e acontecerá na sede do Sesi de Macaé, das 15h às 18h. A organização já confirmou a presença do gerente Geral da Unidade Operacional da Petrobras na Bacia de Campos, Marcelo Batalha e do gerente Geral de Logística da estatal, Alex Murteira.
*Mais detalhes sobre a visita do presidente da Petrobras a Bacia de Campos será exibida em reportagem no Canal VIU!, no Youtube.
*Agência VIU!