A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense, é uma unidade da Petrobras no Estado do Rio que está conseguindo lucrar com a venda de asfalto.
Em junho deste ano, a refinaria atingiu a marca de 16.773 toneladas de asfalto comercializadas, um aumento de 42,5% em relação a maio e de 120,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esta é considerada o melhor desempenho mensal da refinaria da Petrobras na venda destes produtos desde 2013.
Na Reduc são produzidos três tipos de asfaltos: cimento asfáltico de petróleo (CAP 30/45 e CAP 50/70) e o asfalto diluído de petróleo (CM30). Considerando apenas os dias úteis de carregamento, a média de entrega diária destes produtos ao mercado foi de 762 toneladas por dia, segundo informações da Gerência de Comunicação da Petrobras.
Com o objetivo de aproveitar as margens dos asfaltos produzidos, a área comercial está atuando para ampliar a participação da refinaria no atendimento ao mercado.
“Implementamos medidas comerciais para aumentar a atratividade do produto, em completo alinhamento com a capacidade de produção da Reduc, a fim de aumentar o valor agregado pela refinaria ao resultado da Petrobras”, explica o gerente setorial de Comercialização da Reduc, Luciano Monteiro.
A Reduc é terceira maior refinaria do país e a mais complexa da Petrobras, com capacidade para processar 40 milhões de litros de petróleo diariamente e produzir mais de 50 tipos de derivados diferentes.