Os índices de ações Dow Jones e S&P 500 afundaram quando as negociações nos EUA abriram nesta segunda-feira (24), após uma liquidação anterior nos mercados europeu e asiático.
O mercado oscila em meio a preocupações de que a epidemia de coronavírus possa levar a uma desaceleração econômica global prolongada.
O Dow Jones Industrial Average perdeu mais de 970 pontos ou 3,4% – a maior perda de pontos em um dia desde fevereiro de 2018, quando caiu mais de 1.000 pontos. O S&P 500 despencou mais de 3% e o Nasdaq Composite caiu quase 4% após o sino de abertura.
O declínio no mercado de ações dos EUA ocorre quando os investidores estão preocupados com a rápida disseminação do vírus tipo pneumonia, que se originou na China. O número de casos fora do país aumentou ao longo da semana, forçando a Itália e a Coréia do Sul a intensificar os esforços para combater o surto.
Neste início de semana, a epidemia afundou os estoques na Europa, com todos os principais índices perdendo entre 3,5% e 4,3%.
Os mercados asiáticos também fecharam no vermelho, exceto no Japão, pois sua bolsa de valores estava fechada para um feriado programado.