Dezembro e a virada de ano nos convidam a exagerar nos gastos |
Dezembro é o período do ano que mais gastamos. Além dos presentes e das ceias, tem as confraternizações de trabalho, o presente do amigo oculto (nunca participamos de um só), a compra de roupas novas, e de quebra, no finalzinho do mês, há quem viaje no ano novo.
Mas nem tudo são flores. Comemos demais, bebemos demais, gastamos demais e não nos planejamos para nada disso: somos indisciplinados.
Se não houver um planejamento, o que era para ser um momento de felicidade e comemoração pode se tornar num pesadelo financeiro.
Então, de posse do décimo terceiro, cuidado com as idas às compras. Elas ficam convidativas. Lembre-se dos seus gastos fixos e variáveis do início do ano, antes de sair aproveitando as “promoções” das lojas no fim de ano, porque não existe nada mais fiel que as contas a pagar.
Para evitar situações de aperto, já no início de ano novo, 2016, identifique suas despesas fixas e variáveis. Não pense que essas expressões são apenas para contadores. Independente do seu perfil consumidor, todos devem organizar suas finanças. Para isso, nada melhor que uma simples caderneta ou uma planilha detalhada.
Gastos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor, apresentam o mesmo montante mensal. Já os gastos variáveis são passiveis de redução ou aumento, são aquelas que variam proporcionalmente com a utilização. (vou deixar uma colinha aqui para ilustrar).
É importante também não se esquecer das despesas anuais, como IPTU, IPVA, Seguro e etc.
Nessa época do ano, o mais importante é saber como conciliar receitas e despesas. Vamos fazer aquela listinha de início de ano novo e nos comprometer a cumprir. E que dentro dos itens, conste planejamento financeiro. Entre 2016 com o pé direito. Como dizia Ésquilo: “A disciplina é a mãe do êxito”.
Lembrete
Despesas fixas – São aquelas que têm o mesmo montante mensalmente.
Exemplo:
– Habitação, aluguel, condomínio, prestação da casa, seguro da casa, diarista.
– Transporte – Prestação do carro,seguro de automóvel
– Saúde – Plano de saúde, seguro saúde
– Educação – Colégio, faculdade, cursos)
– Impostos -IPTU, IPVA
Despesas variáveis – Acontecem todos os meses, mas seus valores podem variar.
Exemplos:
– Habitação – Luz, Água, Telefone
– Transporte – Combustível, Metrô, Ônibus, Estacionamento
– Alimentação – Supermercado, Feira, Padaria
– Saúde – Medicamentos
– Cuidados Pessoais – Cabeleireiro e Manicure