Os governos de todo o mundo estão tentando impedir a propagação do vírus Covid-19, também conhecido como Coronavírus, que agora ameaça a economia global.
Ao falar sobre as consequências financeiras provocadas pelo Covid-19, o lendário investidor Jim Rogers (autor do livro (“Street Smarts”, Crown Bussines, sem tradução) alerta que “as pessoas vão sofrer muito, porque os efeitos dessa pandemia vão durar muito”.
Rogers é ex-sócio do megainvestidor George Soros e foi entrevistado pelo canal russo RT.
“Eu disse à RT anteriormente, que na próxima vez que tivermos um problema financeiro será o pior”, lembrou Rogers.
“Há sinais de que o mundo caminha para a pior crise financeira de nossas vidas e saberemos em poucos meses”, afirma.
Para o investidor, muitas indústrias, como companhias aéreas e viagens, terão problemas. As empresas com grandes dívidas são especialmente vulneráveis no momento, principalmente as que participam do comércio internacional.
“Algumas vão à falência”, disse ele, observando que as principais companhias aéreas e companhias de navegação provavelmente serão socorridas porque seria “embaraçoso para os países”.
Sobre a turbulência nas Bolsas de Valores, Rogers disse que a maioria dos mercados não estava preparada para crise global da saúde e ainda não sabe o que estava por vir. No entanto, a razão por trás desse caos é “não apenas o vírus, é certamente muito mais do que isso”.
Aos investidores, ele aconselha: “investem dinheiro apenas naquilo que sabem muito”.