Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Extrativismo, maldição ou dádiva?

Ranulfo Vidigal Por Ranulfo Vidigal
09/05/2016 - 18:51 - atualizado em 16/06/2020 - 19:24
em Negócios
A A

Enquanto a produção de petróleo está em queda na Bacia de Campos, a Bacia de Santos vai assumindo o protagonismo, obrigando as elites do Norte Fluminense a rever seu modelo de desenvolvimento |

Afinal de contas, as indústrias extrativas do minério de ferro e do petróleo promovem, ou não, o desenvolvimento genuíno – aquele que incorpora uma força de trabalho treinada, escolarizada e produtiva? Não custa indagar.

Segundo matéria do Estadão, o forte incremento na produção do pré-sal da Bacia de Santos provoca mudança no perfil de distribuição dos royalties do petróleo, e ao mesmo tempo, reduz a participação no bolo, da parte relativa aos municípios da Bacia de Campos, onde a curva de produtividade dos campos maduros cai rapidamente (em torno de 17% ao ano).

Em março de 2016, a produção de petróleo na Bacia de Campos – responsável ainda por 60% da produção nacional – caiu para apenas 1,2 milhão de barris diários, nível equivalente ao vigente em 2005. Isto força as elites dos municípios do norte fluminense a rever suas estratégias de crescimento econômico centradas na cadeia produtiva da indústria de hidrocarbonetos. Macaé, Campos e São João da Barra amargam mais de seis mil perdas de vagas de empregos no primeiro trimestre de 2016, segundo os dados do CAGED-MT.

LEIA TAMBÉM

Nara Leão e Pixinguinha na  tela e o início da temporada em busca de votos 

Petrobras anuncia recorde de produção do pré-sal em 2021

Ex-deputado Glauco Lopes comandará Superintendência de Óleo e Gás

Petrobras: venda de Albacora e Albacora leste deve atrair três compradores

Nesse contexto, uma liminar obtida semana passada pelo Estado do Rio de Janeiro obriga a ANP a atualizar os preços de referência dos poços que distribuem recursos para os municípios produtores do norte onde se encontram, por exemplo, a grande reserva do campo de Roncador. Isso trará certo alívio transitório. Mas até quando não sabemos.

A explosão da arrecadação dos pequenos municípios litorâneos paulistas e fluminenses da Bacia de Santos transforma-os em “novos ricos” e traz o desafio o de evitar o deslumbramento e aproveitar essa fase virtuosa na forma de uma diversificação produtiva de suas localidades.

Evitar a chamada “maldição dos recursos naturais” – tendência ao crescimento mais lento das atividades não petroleiras é o desafio. Isso pode ser evitado quando ocorre o investimento do excedente obtido com o ciclo produtivo de óleo e gás, em coisas verdadeiramente úteis para a sociedade como, cultura esclarecedora e plural, educação de qualidade, infraestrutura ambiental e econômica, ou treinamento da força de trabalho em idade produtiva.

Pensar o planejamento integrado de nosso desenvolvimento regional é uma saída inteligente e necessária. Nesse ambiente, as eleições de outubro trazem essa discussão para a ordem do dia nas nossas sociedades. Afinal o que queremos – deve ser a indagação mais importante nessa fase de transição, quando prospera o fortalecimento da energia renovável na matriz energética, regional, nacional e mundial.

 

Tags: Artigo de Ranulfo VidigalBacia de CamposPetróleo e GásPré-sal
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Cinema: Mogli, o livro da selva

Próxima notícia

Militância com voz e vez

Ranulfo Vidigal

Ranulfo Vidigal

Economista, consultor e doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Notícias relacionadas

Marco Legal do Gás já vem confirmando as expectativas de investimentos que poderão transformar o Norte Fluminense num polo de gás natural não só do Estado do Rio, como de todo o Brasil
Negócios

Sancionado, Marco Legal do Gás já atrai investimentos para o Norte Fluminense

09/04/2021 - 10:16
Produção de petroleo e gás no pré-sal
Negócios

Pré-sal bate recorde atingindo 73% da produção nacional de petróleo e gás 

17/03/2021 - 17:49
Promar Bacia de Campos
Brasil

Ministério das Minas e Energia lança programa que beneficia cidades fluminenses

11/03/2021 - 21:42
Carregar mais
Próxima notícia

Militância com voz e vez

O esperneio da mídia e o Brasil em chamas

COLUNISTAS

Indústria sucroalcooleira desponta com promessa de lucro e empregos na safra de 2022

Ranulfo Vidigal
18/05/2022 05:23

Geleia Geral 03: Antropofagia Oswaldiana, linguagem metafórica e fragmentos poéticos

Geléia Geral | Arthur Gomes
18/05/2022 10:47

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Campos-RJ: O que leva Rosinha Garotinho a disparar contra o filho Wladimir 

Roberto Barbosa
11/05/2022 11:28

Tintas diversas em poética afoita e faminta

Deneval Siqueira
05/05/2022 03:31

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Civilização canibal: 100 anos após a Semana de Arte Moderna

André Nascimento
26/03/2022 06:28

Mapa informa como é possível garantir água limpa para beber

Marcos Pedlowski
23/03/2022 10:13

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist