Os EUA têm mais de 640 milhões de barris de petróleo armazenados em cavernas subterrâneas de sal. São as chamadas reservas estratégicas mantidas desde a década de 70.
Os armazenamentos estão localizados nos Estados do Texas e Louisiana e poderão socorrer o país em um momento de emergência. Após os ataques as principais instalações de refino na Arábia Saudita, na última semana, por exemplo, as autoridades norte-americanas chegaram a cogitar recorrer a essas reservas para evitar um desequilíbrio no mercado.
O petróleo começou a ser estocado pelos EUA depois que um corte no fornecimento por parte de países do Oriente Médio, nos anos 70, provocou uma disparada no preços do barril em todo o mundo.
Na ocasião, nações Árabes que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), incluindo Irã, Iraque, Kuwait, Catar e Arábia Saudita, se recusaram exportar petróleo para os EUA em função do apoio do país a Israel na Guerra Árabe.
Em 1975, o Congresso norte-americano aprovou a Lei de Política e Conservação de Energia, que estabeleceu a criação da Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês).