RT – Os preços do petróleo estão em alta desde que os EUA assassinaram o general iraniano Qassem Soleimani na sexta-feira (05). Ele foi executado por disparo de um drone do exército norte-americano, no aeroporto de Bagdá, na sexta-feira (03).
O petróleo experimentou novos ganhos nesta segunda-feira (06), em meio a temores de que um conflito no Oriente Médio possa atrapalhar o fornecimento global de petróleo.
O valor de referência dos EUA subiu 2%, sendo negociado a US$ 64,32 por barril – o nível mais alto desde abril.
Os futuros do benchmark global Brent, referência para repasses de royalties do petróleo e Participação Especial aos municípios e Estados produtores no Brasil, subiram mais de 2,3% e alcançaram US$ 70 por barril, atingindo o maior pico desde maio.
A última vez que Brent e WTI registraram ganhos tão grandes foi em setembro, quando um ataque à infraestrutura da gigante de energia Saudi Aramco reduziu pela metade temporariamente a produção de petróleo do reino.
Washington e Teerã trocaram ameaças no fim de semana, com o presidente dos EUA, Donald Trump, prometendo responder de maneira desproporcional, caso o Irã atinja qualquer pessoa ou alvo dos EUA.
Ele também disse que os EUA poderiam atingir 52 alvos iranianos, incluindo locais culturais. O Irã ameaça se vingar do assassinato de Soleimani.