No momento em que é necessário vender mais para superar a crise, o consumidor ainda é tratado nas lojas como um ser invisível |
Assim como eu, é bem provável que você tenha passado por alguma situação que o levou a condição de consumidor invisível. A cena transcorre mais ou menos assim: Um belo dia você entra numa loja com a intenção real de adquirir um produto. Os colaboradores (vendedores) transitam pelo ambiente, passam por você a nada acontece. Nem uma abordagem. Ainda descrente com o que está acontecendo, mas esperançoso que o descuido com o cliente seja momentâneo, você ainda espera algum tipo de atendimento e nada acontece. É nesse momento que a sensação da invisibilidade nos invade.
No momento em que todos os empresários estão reclamando da tal crise econômica e necessitando reforçar o caixa, quando o cliente chega para consumir são tratados desta forma. É um convite para nunca mais voltar.
Então alguns questionamentos surgem: estaria faltando treinamento da equipe? A ausência de um verdadeiro líder entre os funcionários seria a causa de tamanho desmazelo? – Será que os colaboradores estão agindo assim por represália as péssimas condições de trabalho? Nós, consumidores, provavelmente, nunca iremos descobri o real motivo de nos relegarem a condição de invisíveis, o dono do negócio, talvez, se dê conta quando fechar as portas, mas uma coisa é certa: não adianta ficar colocando culpa em crise, no governo e tudo mais. Antes de procurar o “culpado”, experimente algo mais simples. Contrate colaboradores com perfil para o cargo pretendido, capacite-os constantemente e os valorize por suas ações. Agindo assim, é bem provável que a capa da invisibilidade caia, permitindo que apareça o bem mais precioso de toda organização: o todo poderoso cliente!
Se você é um dos que gosta do tema de gestão, assim como eu, deixo aqui uma dica bem legal sobre atendimento ao cliente. Trata-se do livro Capitalismo Consciente.
Dica de leitura
Raj Sisodia – Um dos fundadores do movimento do Capitalismo Consciente e professor de marketing na Universidade de Bentley. Escreveu mais de cem artigos acadêmicos e sete livros, entre eles Os segredos das empresas mais queridas que foi considerado um dos melhores do livro do ano pela Amazon. Foi apontado como um dos “cem maiores líderes do pensamento em negócios” pela Trust Across America em 2010 e 2011. Atuou como consultor em empresas como AT&T, Nokia, LG, Siemens, Sprint, Volvo, IBM, Walmart, MCDonald e Grupo Pão de Açúcar.
Mais Informações
DIMENSÕES: 15,5 x 23 cm
PÁGINAS: 368
ISBN: 978-85-67389-04-2
CÓDIGO: 9 788567 389042
Resumo
O que empresas como Google, Southwest Airlines, Whole Foods Market, Patagonia, e UPS tem em comum? Todas elas incorporam em sua gestão alguns aspectos construtivos e promissores do capitalismo, atuando de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, funcionários, fornecedores, investidores, a comunidade e o meio ambiente.
Criadores do movimento do Capitalismo Consciente, John Mackey, um dos fundadores do Whole Foods Market e Raj Sisodia, professor de marketing da Universidade de Bentley, explicam como algumas empresas aplicam os princípios deste movimento inovador na construção de estruturas sólidas e lucrativas.
O livro oferece uma defesa ardorosa e uma redefinição consistente do capitalismo de livre-iniciativa, em uma análise valiosa tanto para os profissionais como para as empresas que apostam em um futuro mais cooperativo e mais humano.