O volume de chuvas acima da média ao longo da temporada de verão e no mês de março deverá favorecer a safra sucroalcooleira do Norte Fluminense neste ano de 2020.
O período de moagem começa tradicionalmente no mês de abril. A perspectiva, para este ano, segundo executivos do setor, é de que haja um aumento na oferta da matéria prima.
No Norte Fluminense, o aquecimento do setor é um alento para o município de Campos dos Goytacazes (RJ), cidade que enfrenta uma crise intensa em sua economia, com reflexos negativos no mercado de trabalho.
Agora, para as usinas, o clima é de euforia por uma retomada positiva no parque industrial, já que no ano passado o setor sucroalcooleiro enfrentou um cenário marcado por meses de clima instável, o que acabou refletindo na oferta de cana.
O ciclo sazonal poderia ser ainda melhor, caso o mercado local não enfrentasse a evasão de matéria prima para o Estado do Espírito Santo, rota que atrai, por exemplo, parte da produção de cana do município de São Francisco do Itabapoana (RJ).