Em palestra na PUC, engenheiro vai analisar o mercado de energia nas últimas três décadas;

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia entre 2008 e 2016 -, o engenheiro Altino Ventura apresentará a palestra “Reflexões sobre o setor energético brasileiro – passado / situação atual / perspectivas futuras”. O evento será no dia 17 de julho, às 17h, no auditório RDC da PUC-Rio.

O evento é promovido pela Academia Nacional de Engenharia (ANE). A apresentação é voltada para profissionais do setor, engenheiros, pesquisadores, estudantes e interessados na área.

Ventura vai apresentar um panorama do setor. Na primeira etapa, ele vai abordar os eventos impactantes na energia na década de 1970, no Brasil e no mundo; as matrizes energéticas entre 1980/2010/2015; os principais desafios da expansão do sistema energético nacional; e hidroeletricidade – seu aproveitamento e excedente financeiro.

Na segunda parte, serão apresentadas as questões conjunturais: hidroelétricas sem reservatórios de regularização plurianual; estratégias de aproveitamento do excedente financeiro das hidroelétricas; sistema hidro térmico – segurança energética e operação das usinas.

Altino Ventura é engenheiro eletricista forma na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ocupou o cargo de diretor técnico executivo e diretor geral Brasileiro da Itaipu Binacional; foi presidente da Eletrobrás; consultor do Ministério de Minas e Energia; Secretário de Planejamento.

 

Comentários

comentários