Autopecas24

Município intensifica medidas para ampliar área de proteção permanente e preservação da restinga;

Foto: Rui Porto / Macaé-RJ

A restinga da Lagoa de Imboassica, em Macaé-RJ, no Norte Fluminense, está  sendo revitalizada pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Município. A medida permitiu o aumento da área de abrigo no entorno  da lagoa, ampliando a Área de Preservação Permanente (APP). A lagoa é considerada um dos cartões postais do município.

A medida tenta reduzir o trânsito de pessoas e coibir o tráfego de veículos nas areias (bugres, caminhonetes e motocicletas). Com apoio da secretaria de Serviços Públicos, foram implantados bancos no entorno, novo abrigo e isolamento das áreas de vegetação, medidas que são fundamentais para proteger a linha da costa.

A Secretaria identificou um ninho de coruja buraqueira, que estava sofrendo com a passagem indevida de veículos, comprometendo não só a sobrevivência das aves, como a vida vegetal, que está em processo de recuperação.

PLANTA NATIVA

As restingas originalmente cobriam quase toda a extensão do litoral fluminense, mas hoje estão entre as fisionomias naturais mais ameaçadas da Mata Atlântica. Ao longo das praias de Macaé, há pontos de fragmentação e descontinuidade. Em alguns trechos encontra-se fisionomicamente descaracterizada pela circulação intensa de pessoas e pela utilização indevida do espaço público.

Por isso a prefeitura fez a proteção da linha da costa e investiu na melhoria da qualidade do espaço paisagístico. Para sugestões ou denúncias, a Secretaria de Ambiente está localizada na Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros. Os telefones para contato são (22) 2796-1280 e 22) 2796-1380.


 

Comentários

comentários