Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Neymar termina ano com menor número de gols desde que chegou à Europa

Atacante fecha a temporada 2021/22 com 13 gols pelo Paris Saint-Germain

Viu Online Por Viu Online
23/05/2022 - 09:54
em Jogos
A A
NEYMAR TEM ANO DE POUCOS GOLS NO PSG: NEYMAR 2022

Neymar chegou aos 30 anos em meio à temporada com altos e baixos pelo Paris Saint-Germain — Foto: AFP

Neymar encerrou a temporada 2021/22, seu quinto ano no Paris Saint-Germain, com o menor número de gols por clube numa só campanha desde que chegou à Europa. O atacante precisou lidar de novo com lesões que o tiraram de ação por meses, suspensões e a irregularidade do time.

Seu último gol veio no fim de semana passado, contra o Metz. Neymar disputou 28 dos 50 jogos do Paris Saint-Germain na temporada. Marcou 13 gols e deu oito assistências, somando as atuações pelo Campeonato Francês e pela Liga dos Campeões. O brasileiro não fez gol na Champions League pela primeira vez na carreira.

O número de gols nesta temporada é menor inclusive do que a primeira dele no futebol europeu, em 2013/14, pelo Barcelona. Naquele ano, ele marcou 15 gols em 41 jogos. Na comparação, a média atual de gols (0,46) é melhor do que a de estreia na Europa (0,36), mas distante da primeira temporada pelo PSG, em 2017/18, com 28 gols em 30 jogos (0,93).

LEIA TAMBÉM

Musa de site adulto diz que recebeu mensagens de Neymar, Gusttavo Lima e Piqué

Mbappé recusa oferta do Real Madrid e acerta renovação com PSG

Ano frustrante de Messi tem mais bolas na trave do que gols pelo PSG

PSG monta barca e estipula preço para vender Neymar

Esse foi o ano em que o atacante mais disputou jogos do total possível do PSG (56%), percentualmente, mas a diferença é pequena em relação aos anteriores (média de 52,75%). Além disso, a média de minutos por partida foi a segunda pior nos últimos cinco anos.

2021/22 – 28 jogos (56%); média de 83 minutos por jogo.
2020/21 – 31 jogos (54%); média de 75 minutos pro jogo.
2019/20 – 27 jogos (55%); média de 88 minutos por jogo.
2018/19 – 28 jogos (50%); média de 84 minutos por jogo.
2017/18 – 30 jogos (52%); média de 89 minutos por jogo.

Neymar perdeu 13 jogos da temporada (26% do total do PSG) por causa da grave lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo, sofrida em novembro, no jogo contra o Saint-Étienne pelo Campeonato Francês.

Depois desse problema até agora, ele emendou 14 partidas sem se machucar. Foi desfalque contra Angers e Montpellier em abril e maio por suspensão. Cenário semelhante à reta final da temporada anterior, em que fechou o calendário com 13 jogos seguidos (excluindo suspensões) depois de superar lesão no músculo adutor da coxa esquerda.

— Eu diria que a temporada do Neymar foi bem ruim, a pior desde a chegada dele ao PSG em termos de números. Foi a pior porque teve todo o conjunto de sempre, lesões, suspensões, um pouco de polêmicas, mas não teve aquele brilho que conseguia demonstrar de vez em quando. Aquelas arrancadas, dribles, aquele gênio, se viu pouco — opinou o jornalista francês Eric Frosio, correspondente do L’Equipe, da France Football e do Canal Plus, e autor do livro “Neymar: O príncipe do Brasil”.

Acho que a torcida está cansada, e imagino que a maioria quer uma mudança de comportamento. Não querem a saída dele, sabem do talento dele, mas querem um outro Neymar.”
— Eric Frosio, jornalista francês que acompanha a carreira de Neymar há anos

O primeiro jogo de Neymar após se recuperar da lesão no tornozelo foi contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Ele participou da jogada do golaço de Mbappé no Parque dos Príncipes. Também deu assistência na partida de volta, no Santiago Bernabéu, mas viu o PSG como um todo sucumbir no segundo tempo.

No dia seguinte após a eliminação, o jornal “Marca” publicou que Neymar teria se desentendido com o goleiro Donnarumma no vestiário. Os dois jogadores negaram qualquer tipo de briga.

Neymar fechou a temporada 2021/22 com apenas 13 gols em 28 jogos pelo PSG — Foto: Getty Images

O atacante brasileiro admitiu publicamente o baque da derrota para o Real Madrid nas oitavas de final, pouco mais de uma semana depois. Nesse meio tempo, ele foi muito vaiado pela torcida do PSG durante quase todo o jogo contra o Bordeaux, em meados de março.

Voltei de lesão dando a vida para estar naquele momento. Por mais que fosse para perder, pelo menos estaria com o time dando a cara a tapa.”
— Neymar, em evento promocional em Paris após a eliminação na Champions

As controvérsias no ano

A notícia da suposta discussão com Donnarumma foi seguida de outras polêmicas nos meses depois da queda na Champions, principal competição para os objetivos do clube. O jornalista francês Daniel Riolo, da emissora RMC, disse no programa L’After Foot que o brasileiro “chega aos treinos em um estado lamentável, no limite de estar bêbado”.

Neymar por duas vezes ironizou sobre o assunto, depois da vitória sobre o Lorient, e ao celebrar a atuação com três gols no triunfo sobre o Clermont. Procurado pelo ge, o PSG disse não ter nada a declarar.

O diário “As”, da Espanha, questionou em março o fato do brasileiro jogar pôquer, hábito que estaria prejudicando seu desempenho no futebol. O ex-jogador Fábio Aurélio também criticou o andamento da carreira do atacante, que rebateu nas redes sociais.

Na série documental sobre a vida do craque, lançado neste ano no Netflix, Neymar declarou em um dos episódios: “A galera fica um pouco revoltada por eu ser o Neymar assim, focado em campo, mas também levar a vida. Ninguém conseguiu fazer isso bem. Eu faço.”

O craque brasileiro terminou a temporada com o título do Campeonato Francês, 13º troféu como integrante do elenco do PSG. No jogo que sacramentou a conquista, contra o Lens, ele voltou a ser vaiado.

— Não há dúvidas sobre o talento de Neymar. É verdade que as circunstâncias trazem altos e baixos com o passar dos anos. Nesta temporada ele sofreu uma lesão séria. Ele não teve a continuidade que jogadores deste nível, desta qualidade, precisam para atingir seus melhores níveis. Acho que ele teve altos e baixos, como o time teve — comentou o técnico Mauricio Pochettino, no fim de abril.

Além de ter sido campeão da Ligue 1 e eliminado no primeiro mata-mata da Champions, o Paris Saint-Germain caiu nas oitavas da Copa da França e perdeu a decisão da Supercopa da França para o Lille.

Conforto na Seleção

A comissão técnica da seleção brasileira considera positiva essa sequência final de temporada de Neymar sem lesão. Há confiança no rendimento dele pela equipe nacional. Nos seis jogos que disputou pelo Brasil no calendário 2021/22, ele marcou três gols e deu quatro assistências.

Com mais um jogo a cumprir (da partida suspensa contra a Argentina), Neymar terminou as eliminatórias sul-americanas como um dos vice-artilheiros, com oito gols, dois a menos do que Marcelo Moreno — e seis jogos a menos também.

Neymar teve a melhor média (0,8 gol/jogo) e também foi quem mais deu passes para gols na competição (oito assistências). Talvez a sua melhor apresentação no ano tenha sido com a camisa da Seleção, na goleada sobre o Uruguai.

Nesses jogos pelo Brasil, Neymar recebeu quatro cartões amarelos. Ele não participou dos jogos contra Equador e Paraguai, em janeiro e fevereiro, por causa da lesão no tornozelo. Antes disso, foi desfalque no clássico contra a Argentina devido a um problema muscular.

A primeira partida com a seleção brasileira em 2021/22 foi contra o Chile, em setembro do ano passado. A forma física do jogador naquele momento foi alvo de questionamentos nas redes sociais. O último compromisso foi contra o mesmo Chile, no fim de março, na provável despedida da torcida brasileira antes da Copa do Mundo. Neymar sofreu e marcou um gol de pênalti.

* Com informações do GE. O repórter Raphael Zarko colaborou para esta matéria

Tags: #PSGNeymar
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Juiz que entrou por cotas raciais é suspenso pelo CNJ

Próxima notícia

Ex-mendigo influencer, Givaldo Alves ficou oito anos preso por sequestro

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Após eliminação na Liga dos Campeões, PSG prepara barca com Di María e Wijnaldum
Jogos

PSG prepara barca após eliminação na Champions League

12/03/2022 - 09:27
Neymar foi vítima de um golpe bancário cometido por um funcionário terceirizado de um dos bancos
Brasil

Funcionário terceirizado de banco rouba R$ 200 mil da conta de Neymar

09/02/2022 - 22:07
A Netflix anunciou na manhã desta terça-feira (14) a data de estreia do documentário ‘Neymar: O Caos Perfeito’.
Arte

Documentário de Neymar na Netflix estreia em 25 de Janeiro de 2022

14/12/2021 - 23:30
Carregar mais
Próxima notícia
Mendigo Givaldo Alves foi preso por sequestro

Ex-mendigo influencer, Givaldo Alves ficou oito anos preso por sequestro

Ucrânia condena soldado russo à prisão perpétua

Soldado russo é condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia

COLUNISTAS

Teatro: “As Sete Vidas de Alva” no Teatro Municipal de Niterói

Carlos Fracho
01/07/2022 06:04

Promessa de Estado de Bem Estar Social no Brasil é uma frustração

Ranulfo Vidigal
29/06/2022 10:11

“Memórias das ruínas de Creta”, de Bernadette Lyra: um romance mítico e multicultural

Deneval Siqueira
28/06/2022 10:22

Federico Baudelaire 05: No coração dos boatos

Federico Baudelaire
28/06/2022 10:00

Coluna Geleia Geral 07: Trem de Doido Mina Turca

Geléia Geral | Arthur Gomes
22/06/2022 03:10

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist