Autopecas24

Anac vai licitar aeroporto de Macaé no mesmo lote da unidade de Vitória, no Espírito Santo;

A privatização do aeroporto de Macaé, no Norte Fluminense, está incluído na mesma licitação do bloco Sudeste, que também inclui a unidade de Vitória, no Espírito Santo. O leilão será realizado pela Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) do aeroporto capixaba.

A decisão atende um pedido do governo do Estado do Rio e ao mesmo tempo nega um pleito do governo capixaba. Recentemente, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, enviou ofício ao ministro dos Transportes, Valter Casimiro, pedindo a exclusão da unidade de Macaé do leilão do aeroporto de Vitória, alegando prejuízo ao interesse público do Espírito Santo.

O governador do Rio Luiz Fernando Pezão considerou a reivindicação do governo capixaba injusta e citou que unidadde de Vitória recebeu investimentos federais em obras de infraestrutura no valor de R$ 550 milhões, inauguradas em março deste ano, o que garante um atrativo para os investidores.

Por falta de infraestrutura, o aeroporto fluminense perdeu voos de transporte de passageiros feitos por aeronaves de médio e grande portes. A companhia aérea Azul, por exemplo, deixou de voar para a unidade de Macaé, cuja pista está em péssimo estado de conservação.

“Não era justo que apenas o aeroporto de Vitória, que já passou por uma ampla reforma recentemente, receba mais investimentos neste momento. Excluir Macaé seria extremamente nocivo para a economia fluminense, principalmente neste momento de retomada da indústria do petróleo”, destacou Pezão.

A Anac já iniciou o processo de concessão do bloco Sudeste. A proposta inclui o aeroporto de Macaé e o de Vitória em um bloco único, com valor de outorga de R$ 644 milhões e garantia de 30 anos de exploração para a empresa vencedora do leilão.


 

Comentários

comentários