Durante encontro em Quissamã (RJ), prefeita Fátima Pacheco e secretário de Desenvolvimento do Estado defendem reinício das obras no Complexo Industrial Portuário;  

*Da redação | Reportagem Especial

A Prefeita de Quissamã (RJ), Fátima Pacheco, deu mais um passo para a retomada das obras do Complexo Logístico de Barra do Furado. Nesta sexta-feira (11), ela recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda do Estado, Lucas Tristão.

Eles visitaram o canteiro de obras que está paralisado desde o final de 2015.

ENTENDA O EMPREENDIMENTO 

O Complexo Logístico de Barra do Furado é um empreendimento financiado por meio de um consórcio formado pelos municípios de Quissamã, Campos dos Goytacazes, Governo estadual e iniciativa privada, mas enfrenta dificuldades em decorrência da crise fiscal no Estado.

Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, deputado Wladimir Garotinho e o secretário de Desenvolvimento do Estado, Lucas Tristão, durante visita as obras paralisadas no Complexo Industrial Logístico de Barra do Furado (11/01/2019)

O canteiro de obras está localizado na divisa entre as cidades de Quissamã e Campos dos Goytacazes. O projeto que inicialmente estava estimado em pouco mais de R$ 200 milhões, sofreu alterações nos governos passados e o custo foi elevado para R$ 500 milhões. Neste ambiente de crise econômica e escassez de recursos, todos os investidores se retraíram.

O mercado petrolífero, grande indutor da economia regional, vivenciou retração a partir do final de 2015, em função da crise da Petrobras, que reduziu substancialmente os investimentos na Bacia de Campos. Os investimento foram retomados no ano passado com a entrada de novos atores da iniciativa privada na exploração dos campos maduros. Mas a desvalorização do barril do petróleo no mercado internacional é outro componente negativo para a continuidade das obras.

DIÁLOGO ENTRE MUNICÍPIO E GOVERNO ESTADUAL

A prefeita acredita que esta aproximação institucional entre Municípios e Governo do Estado será o ingrediente decisivo para a retomada desses projetos. Por isso, a visita de Tristão gerou expectativas positivas.  

“O secretário defendeu a retomada das obras e a viabilidade do projeto como forma de desenvolvimento econômico para o município e região, devido a proximidade com os campos de petróleo e pelo enorme potencial da indústria pesqueira. Disse também que as portas do Governo do Estado estão abertas para Quissamã e colocou a sua equipe à disposição para trabalhar em prol da efetivação do Complexo de Barra do Furado. Ele demonstra uma grande boa vontade de retomar o desenvolvimento”, disse a prefeita.

A visita do secretário foi articulada pelo deputado Federal Wladimir Garotinho, que também participou da comitiva. A prefeita estava acompanhada do vice Marcelo Batista, dos secretários Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; do vereador Luiz de Acil, do vereador licenciado e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba.

O secretário também visitou o Complexo Industrial Portuário do Açu, em São João da Barra, e a cidade de Macaé.

*Agência VIU!

 

Comentários

comentários