Por decisão unânime, colegiado do Federal Reserve Bank anuncia o nono aumento na taxa básica de juros desde 2015; Leia mais:

O Banco Central dos EUA (Federal Reserve Bank, Fed na sigla em inglês), anunciou nesta quarta-feira (19) que elevará a taxa de juros de curto prazo. As projeções apontam para um ritmo mais lento em 2019, com no máximo mais dois aumentos.

O colegiado do Fed votou favorável ao aumento por unanimidade, o que elevará a taxa básica de juros entre 2,25% e 2,5%. Será o nono aumento desde dezembro de 2015.

As mudanças provavelmente refletem o resultado de um recente recuo do mercado, que tornou as condições financeiras das empresas e dos consumidores mais apertadas. Isso significa que o Fed não precisará aumentar as taxas tão rapidamente para manter a economia equilibrada.

O pano de fundo para a reunião de dois dias do Fed foi um dos mais incomuns da história recente. O presidente Donald Trump manteve suas críticas públicas ao banco central nos dias que antecederam a reunião, pedindo ao Fed, por meio do Twitter, que não aumentasse a taxa.

“Não deixe o mercado se tornar mais líquido do que já é”, disse Trump na terça-feira . “Sinta o mercado, não vá apenas por números sem sentido.”

*Wall Street Journal

 

Comentários

comentários