Este período de quarentena carrega incertezas e, além da ansiedade natural do momento, muitas pessoas têm buscado se reinventar e traçar novos caminhos. A Yogaterapia facilita os processos de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação. Além disso, traz muitos benefícios como a redução do estresse e ansiedade, melhora da respiração e regulação do sistema nervoso.
As técnicas desaceleram a mente, reduzem o pensamento repetitivo e ajudam a regular corpo-mente-emoções, tão afetados nesse período em que esta grande pandemia imprime a necessidade do isolamento social e da mudança do modo de viver das pessoas em todo o mundo.
Saraswati Shakti (Maíra Coelho) é Yogaterapeuta Ayurvédica com certificação Internacional pelo Yoga Alliance da Índia, e esclarece que o Ser apresenta três partes: físico, emocional e mental e eles precisam estar em harmonia. Com a técnica é possível eliminar, reduzir ou controlar os sintomas que causam o sofrimento; melhorar o funcionamento orgânico para ajudar na prevenção de ocorrência ou na recorrência das doenças, melhorando a saúde e o bem-estar.
Técnicas de yogaterapia desaceleram a mente, reduzem o pensamento repetitivo e ajudam a regular o corpo, que andam afetados nesse período de pandemia.Veja o que diz a Yogaterapeuta Maíra F. Coelho:
由 Portal VIU 发布于 2020年4月23日周四
“Para o Yogaterapia, a doença acontece primeiro na mente, depois se instala no emocional e daí chega ao corpo físico. Muitos tratamentos focam nos sintomas que se manifestam no físico. Isso é fundamental para lidar com as doenças, mas muitas vezes a causa permanece, pois é de origem emocional.”
Origem e reconhecimento da Yogaterapia
O médico Sivananda Saraswati (1887-1963) foi mestre de Yoga e o grande criador da Yogaterapia. Escreveu mais de 200 livros sobre Medicina e Yoga. Ele reuniu em único sistema a essência de diversas técnicas e ensinamentos científicos do Yoga.
Nos EUA, a Yogaterapia é reconhecido como um tratamento clinicamente viável, com programas estabelecidos em grandes centros de saúde, como o Centro de Câncer da Universidade do Texas, o Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering, dentre outros.
De acordo com Saraswati Shakti , que é iniciada como Kriya Yogue na linhagem de Paramahansa Yogananda e atua como professora de Yoga e Meditação, Yogaterapeuta Ayurvédica e Terapeuta de ThetaHealing®, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS).
Atualmente no SUS estas terapias são utilizadas no tratamento de diversas doenças como a depressão e a ansiedade e também no tratamento de doenças crônicas como uma forma de aliviar os sintomas e promover maior bem-estar.
De acordo com a terapeuta Saraswati Shakti, que atende com terapias integrativas e complementares em saúde (pics) pela sua Escola do Autoconhecimento e pela Escola Aliança Brasileira de Yoga no Rio de janeiro, o tratamento é baseado nas técnicas do Yoga como Posturas (Asanas), Respirações (Pranayamas), Meditações e Relaxamento.
Na consulta são realizadas as anamneses (física e energética), a avaliação dos doshas, o alinhamento dos chakras, o equilibrio dos vayus, limpeza astral e diagnóstico de mandalaterapia. No receituário é indicado: Pranayama (respirações), Asanas
(posturas), Meditação, Mudra (Gestos com as mãos), Mantra (repetições de frequências) e Kriya (limpezas e purificações) para restabelecer o equilíbrio físico e energético. Todas essas técnicas combinadas são indicadas de acordo com o momento que a pessoa está vivendo.
É impressionante como em pouco tempo foi possível perceber a melhora, como a terapia me ajudou a equilibrar o meu emocional, a parte física e como traz uma conexão com a parte espiritual. Nesse momento de isolamento social, tenho conseguido passar por tudo isso da melhor maneira possível, sem sofrer com ansiedade!