Representantes de 24 comunidades remanescentes de quilombos se reúnem para debater políticas públicas no fim de semana;

A cidade de Quissamã-RJ, Norte Fluminense, sediará o Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas do Rio de Janeiro, que vai discutir os desafios, avanços e perspectivas nas questões que envolvem território, saúde, educação e geração de renda.

O evento será aberto nesta sexta-feira (10), às 18h, na localidade de Machadinha. O evento será na Casa de Artes e termina no domingo (12). O encontro é realizado pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), em comemoração aos seus 15 anos e tem apoio da Prefeitura.

“Teremos representantes de 24 comunidades no Estado, com mais de 100 quilombolas participando das discussões. Haverá ainda eleição da nova diretoria e a formação das comissões que darão nas áreas de Juventude, Mulher, Terra, Saúde, Educação e Meio Ambiente”, explicou a presidente da Associação, Ivone Bernardo.

Quissamã-RJ | Foto: Adilson Santos/Secom

DEBATES E POLÍTICAS PÚBLICAS

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Machadinha, André Luís do Sacramento, a comunidade quilombola de Quissamã está pronta para receber os convidados. “Estamos trabalhando para que o encontro seja um sucesso. Esses momentos são muito importantes para a troca de experiências”, frisou.

Representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Lucimara Muniz destaca o espaço para o debate de políticas públicas para as comunidades. “Nossa pauta sempre inclui alternativas de desenvolvimento, inclusão produtiva, direitos e cidadania”, completou

Além de Machadinha, que vai sediar o Encontro Estadual, há outras quatro comunidades quilombolas em Quissamã: Mutum, Bacurau, Sítio Santa Luzia e Sítio Boa Vista.

PROGRAMAÇÃO

Sexta feira (10)
18h – Abertura
19h – Apresentação Cultural
20h – Jantar

Sábado (11)
7h – Café
8h30 – Apresentação do movimento quilombola e perspectiva
10h – Avanços e desafios da política pública
11h – Rodada de falas quilombolas
13h – Almoço
14h30 – Grupos de discussão: Juventude, Mulher, Terra, Educação e Saúde
16h – Apresentação dos grupos
18h – Apresentação Cultural

Domingo (12)
7h – Café
8h – Minuta de reformulação do Estatuto
9h – Eleição da Acquilerj
12h – Almoço

 

Comentários

comentários