Vacinação é a única maneira de conter avanço da doença no Brasil, alerta especialista; Esforços estão concentrados em SP e RJ;
Entre 1 de julho de 2017 a 20 de fevereiro de 2018, foram confirmados 545 casos de febre amarela no país, sendo que 164 pacientes vieram a óbito.
No mesmo período do ano passado, foram confirmados 557 casos e 178 óbitos. Os dados atualizados foram divulgados pelo ministério da Saúde.
No total, foram notificados 1773 casos suspeitos, 685 destes foram descartados e 422 permanecem em investigação. Os informes de febre amarela seguem, desde o ano passado, a sazonalidade da doença, que acontece, em sua maioria, no verão. Dessa forma, o período para a análise considera de 1 de julho a 30 de junho de cada ano, informou o órgão.
O ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo durante a campanha de imunização. Dados preliminares desses estados apontam que, até esta segunda-feira, 5,1 milhões de pessoas foram vacinadas. O número corresponde a 25,2% do público-alvo previsto no Sudeste.
*Sputnik News