Fígado e bucho de boi, dois alimentos baratos e que podem ajudar na sua dieta alimentar; 100 gramas de fígado tem menos calorias do que duas gemas de ovos de galinha;
Em tempos de crise, a busca por fontes de proteínas nobres e mais em conta é importante para equilíbrio financeiro das famílias, principalmente de atletas. Fica nossa dica: para quem gosta, o fígado bovino apresenta cerca de 6% de gorduras totais (próximo ao endeusado patinho), excelente fonte de ferro Heme (de melhor absorção) na faixa de preço de 8,50/ Kg. Rico em vitaminas do complexo e, zinco. O paladar não é muito bem aceito, mas para quem gosta, este alimento refogado com cebola, pimentão verde e tomate, é uma iguaria.
Se alguém pensou em colesterol, 100 gramas apresentam menos colesterol do que duas gemas de ovos de galinha.
Outra opção proteica mais em conta e de baixo teor de gordura, porém com pouca aceitação é o bucho. Isso mesmo! Por incrível que pareça, essa carne apresenta apenas 4% de gorduras. A associação com alimento “pesado” ou gorduroso se deve em grande parte ao modo de preparo.
Infelizmente o preço médio nos açougues de Campos se elevou nos últimos meses, ficando em torno de R$ 15 o quilo. Mas a média “normal” é em torno de R$ 10,00 o kg, com 20,5% de proteínas em 100 gramas de carne. Para quem aprecia, aí está uma alternativa saudável para os dias de frio!