Reforço na alfabetização de alunos da rede municipal reflete em bons resultados no Ideb de Búzios-RJ, na Região dos Lagos;

O município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, também foi destaque no Índice Desenvolvimento da Edução Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação. A cidade ficou em segundo lugar na avaliação de Língua Portuguesa na Região dos Lagos e o quinto entre as 92 cidades do Estado RJ.

O resultado é refente as séries iniciais, que também insere Búzios na sexta posição na avaliação do ensino de Matemática no Estado do Rio, e em segundo lugar entre os demais municípios da Região dos Lagos.

Já em relação as séries finais, Búzios atinge o primeiro lugar no ensino de Língua Portuguesa na Regiâo dos Lagos e fica na 14º posição no Estado RJ. Em Matemática o sucesso se repete, com o primeiro lugar em relação à Região dos Lagos e o 19º em relação ao Estado RJ.

REFORÇO NO ENSINO

Os bons resultados na avaliação são decorrentes do reforço escolar ao longo do ano. O município adotou o programa Mais Alfabetização. O objetivo é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, leitura, escrita e matemática dos estudantes regularmente matriculados no 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.

O Programa pretende minimizar a reprovação, a distorção idade/ano, mediante o planejamento e execução de ações pedagógicas voltadas ao apoio e fortalecimento do processo de alfabetização. O município fez a adesão ao Programa no início de fevereiro e todas as escolas que atuam com esse segmento de ensino foram contempladas.

O Mais Alfabetização conta com os assistentes de alfabetização, que foram selecionados por meio de processo seletivo e atuam nas turmas do 1º e 2º ano. Esses voluntários prestam assistência pedagógica aos alunos e são coordenados pela equipe escolar.

Os alunos são avaliados em três momentos ao longo do ano letivo para avaliar o rendimento e avanços no aprendizado. O Programa oferece aos professores, aos assistentes de alfabetização e às equipes técnicas, um curso de formação continuada na modalidade EAD (Ensino à Distância.

Cinco unidades escolares estão em execução do Programa Mais Alfabetização, atendendo um total de 600 alunos da rede municipal.

 

Comentários

comentários