Restrição alimentar exagerada pode aumentar a sua compulsão por comida; entenda como usar a dieta com inteligência;
“Só vou comer isso no domingo”. Determinar um dia da semana para se permitir comer algum alimento não deixa de ser restrição. Seu corpo não tem calendário e pode não responder como você planejou.
Se a vontade por algum doce, por exemplo, aparecer em plena quarta-feira (e mulheres podem passar por isso fisiologicamente todo mês), mas você decide que não é permitido, você gera risco de passar dias desejando e obcecada por esse doce, e assim provocar episódios de ansiedade, comendo de forma exagerada no dia permitido, ainda que nem esteja com mais vontade para compensar os momentos que não comeu ou não comerá.
Aí algumas pessoas perguntam: “mas se eu não tentar me controlar vou desejar comer sempre?”. Aqui entra a habilidade de identificar a vontade genuína e diferenciar isso de desejos vindos por crenças alimentares, padrões condicionados de comportamento ou até restrições inconscientes. O ideal é satisfazer a vontade comendo uma porção, controladamente, evitando a ansiedade e a compulsão para comer no dia pré-determinado. Por isso, é importante desafiar a “mentalidade da dieta”. Pode não ser fácil, pode não ser rápido, mas é um treino possível.
O processo de reeducação alimentar é sempre o melhor caminho e com resultados realmente duradouros. Lembrando que as estratégias nutricionais nesse sentido ocorrem de forma individual e de acordo com a dificuldades de adaptação de cada um. Procure um nutricionista para traçar planos e metas junto com você.