As investigações do acidente que resultou na morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do faroeste ‘Rust’ trouxeram à tona polêmicas passadas envolvendo a armeira da produção.
Hoje aos 24 anos, Hannah Gutierrez-Reed era a profissional responsável por administrar as armas usadas no filme do cineasta Joel Souza. Caberia a ela ter avisado ao ator Alec Baldwin, autor do tiro que matou Hutchins, que a arma usada por ele estava carregada.
O site The Wrap noticia que Hannah Gutierrez-Reed já havia se envolvido em polêmica com o ator Nicolas Cage no set de filmagens de ‘The Old Way’, faroeste com previsão de lançamento para 2022 dirigido pelo cineasta Brett Donowho.
A publicação norte-americana conversou com um membro da equipe do longa que relatou um surto de Cage no set após Hannah disparar três vezes seguidas uma arma sem aviso prévio aos seus colegas.
Segundo relato de Stu Brumbaugh, maquinista chefe de ‘The Old Way’, em seguida aos três disparos de Hannah, Cage teria gritado: “Dê um aviso antes, você acabou de explodir as p***** dos meus tímpanos!”. Brumbaugh então conta como pediu ao assistente de direção do filme que a armeira fosse demitida, por causa de sua inexperiência. Sua demanda teria ganhado o apoio de Cage.
Stu Brumbaugh conta: “Eu falei [com o assistente de direção], ‘ela precisa ser afastada’. Depois de uma segunda ocorrência [com os tiros sem alerta] fiquei furioso. Nós estávamos acelerados [com as filmagens]. Ela era uma novata”. Hannah Gutierrez-Reed não se pronunciou publicamente em relação aos relatos de Brumbaugh ao site The Wrap.

A produção de ‘Rust’ segue sem previsão de retorno após a tragédia envolvendo o ator Alec Baldwin que resultou na morte de Halyna Hutchins e em um ferimento no diretor Joel Souza. O ocorrido é investigado pelas autoridades da cidade de Santa Fé, no estado do Novo México, onde o filme vinha sendo gravado.
O acidente no set de ‘Rust’ aconteceu depois que Baldwin recebeu uma das armas da produção das mãos do diretor assistente do longa, que garantiu que aquela era uma “arma fria”, expressão usada para dizer que estava descarregada.
Em seguida à morte de Hutchins a imprensa internacional noticiou uma entrevista recente de Hannah Gutierrez-Reed ao podcast Voices of the West na qual ela admite que pensou em não aceitar o trabalho no filme com Nicolas Cage por temer que não estava pronta para a posição de armeira chefe.

“Foi uma maneira muito legal de começar uma longa carreira, espero. Acabei de trabalhar em ‘The Old Way’ com Nicolas Cage. Foi minha primeira vez como armeira chefe. Eu estava realmente nervosa por ser a primeira vez e quase não aceitei o trabalho porque não tinha certeza se estava pronta, mas fazendo isso, tudo aconteceu suavemente”, disse a profissional na entrevista.
Hannah também contou no podcast como deu início à sua carreira a partir da influência de seu pai, Thell Reed, que trabalha há décadas em Hollywood como armeiro e dublê. Ela disse: “Meu pai me ensinou muita coisa, menos algumas que aprendi o observando fazendo as coisas ou apenas sabendo como as armas de fogo funcionam”.