Saiba consumir um poderoso alimento evitando gases e aprenda a melhor forma de preparar;
Para aqueles que não apreciam o paladar ou mesmo desenvolvem muita flatulência (gases) com batata doce a nossa sugestão é a batata calabresa (ou bolinha) cozida e consumida com a casca.
Quanto menor a batata melhor, isso porque a proporção entre a casca (que tem mais fibras) e a polpa é maior, o que contribui para reduzir seu índice glicêmico. O preparo ideal é o cozimento a vapor ou com imersão em água (e deve-se reaproveitar a água no preparo de outros alimentos).
O resfriamento após cozidas (1 hora na geladeira) forma algum percentual de amigo resistente, que age como fibra, pois não é digerido. Na verdade esse resfriamento é indicado para biomassa de banana verde e para a própria batata doce. Podem ser reaquecidas para consumo sem problemas.
Outra dica é que o preparo em calor seco (forno) compromete a qualidade da batata doce, uma vez que o amido é quebrado, facilitando a digestão do que seria amido resistente. Caso prefira de toda a forma o uso de forno, sugiro um fio de azeite e a cobertura criteriosa com papel alumínio, que provocaria efeito de cozimento a vapor.