Muito boa entrevista do cantor, compositor e produtor cultural Daniel Gonzaga ao jornalista Roberto Barbosa, no programa Direto da Redação, nesta quinta-feira (29).
O programa foi ao ar nas rádios 104.9 FM (Rádio Energia, Rio das Ostras-RJ), Líder FM (Noroeste Fluminense) e nas plataformas digitais do Portal VIU! (Youtube e Facebook).
Filho de Gonzaguinha, a entrevista ocorreu justamente no dia em que completam 30 anos que o ícone da MPB faleceu em decorrência de um acidente de carro.
Mas Gonzaguinha, através de suas composições, sobrevive influenciando gerações. Era um artista engajado e algumas de suas músicas se tornaram hinos contra a ditadura militar.
Assim como na ditadura, o país está diante de um governo sem limites para crueldade nesta pandemia que já dizimou 400 mil vidas. Vale destacar aqui trechos da entrevista. Confira:
Como seria Gonzaguinha sob a vigência do governo Bolsonarista?
“É impossível eu imaginar o Gonzaguinha hoje. É um exercício de criatividade que eu não me permito, porque as pessoas mudam muito. Então eu posso ser leviano com você em falar que o Gonzaga estaria combativo, na linha de frente. Mas eu tenho que ser realista e ver que nomes que eram antítese viraram nomes governistas e vice-versa. Não sei o que ele estaria fazendo e não posso saber. Porque só tenho essa condição de ter nascido na mesma época que ele, por acaso, ser filho dele”.
Mas Gonzaguinha não estaria em cima do muro
“O que eu sei é que ele não estaria calado, para um lado ou para o outro. Combativo como ele era, alguma coisa no meu coração gostaria de acreditar que ele estivesse do lado do bem, como ele está mesmo não estando presente. Através da música dele a gente vai poder ajudar lá na comunidade Quatro Rodas, no Jardim Gramacho”, disse.
Brasil de volta ao mapa da fome
“Eu não entendo como as pessoas com dinheiro, com poder mesmo, deixam outras pessoas viverem em uma situação degradante, de precisar de auxílio e de apoio de quem não conhece para poder comer no dia a dia. E tem tanta gente aí com dinheiro, podendo propiciar uma condição de vida para os seus semelhantes e na realidade só estão preocupados em encher os próprios bolsos.
Grandes fortunas
“Tributação de grandes fortunas, acho que é hora de começarmos a pensar nisso. Com esse desgoverno que temos vivido, estamos chegando numa área muito insegura, perigosa, de colapso social. É bom prestarmos atenção no que está acontecendo e não participar desta barbárie que este idiota está fazendo com o país. Me perdoe, mas é porque tem hora que não dá para segurar a língua”.
Planeta água
“Esse planeta só funciona com água, veio. As pessoas são 70% água. Se tirar o planeta acaba. Eu fico vendo pessoas que deveriam zelar pela nossa saúde e nossa segurança dizendo que o problema é que as pessoas querem viver demais. Que espécie de frase é esta? A mãe de quem diz esta frase está bebendo água? Tá tomando o seu bainho fresquinho em casa? A mãe de quem diz esse tipo de frase está se alimentando bem ou ela come miojo dia sim, dia não? Eu acho muito cruel isso”.
Show solidário e Rythmica Web TV
Daniel também é cantor, compositor e produtor cultural. Ele mantém uma Web TV, a Rythmica Web TV, e através das músicas de Gonzaguinha promove campanhas solidárias, como a que esta será destinada à comunidade do Jardim Gramacho.
Nesta quinta-feira (29), às 20h, ele estará promovendo um show ao vivo pela sua Web TV, para arrecadar fundos visando a compra de alimentos e água potável para os moradores da comunidade Quatro Rodas.