Tenho viajado por este grande SerTão brasileiro, e dessas viagens tenho trazido na pele da memória algumas anotações que acabam se tornando verso ou prosa.
Daí saltam para o papel, depois para páginas de livros. Esta que você vai ler abaixo é uma ficção com um pouco de realidade, talvez mais realidade que ficção.
Peguei um trem mineiro na pele da praia da Urca quando reencontrei minha mina turca e fomos para São Thomé das Letras, não havia pedra do meio do caminha, mas um caminho na cidade cidade no meio da pedra.
Passamos ali tão somente uma noite, depois Pedra Dourada, outra cidade de pedra para tão somente um pernoite. A turca solta na pedra aos pés da Pedra da Gávea sorria pernambucana e aos pés dos meus ouvidos sacana me disse assim de relance:
“Ninguém pode saber o que houve no encontro que não tivemos muito menos o que ainda não vivemos no caminho que não fizemos do Catete ao Largo do Machado nem tudo o que prometemos pra Nossa Senhora de Itaúna. Eles ainda pensam que o meu corpo é sagrado cadeado ainda lacrado na casa de Itaperuna.”
Resenha do livro Juras secretas
“Só uma palavra me devora / Aquela que meu coração não diz”. Esses versos de Jura secreta, canção de autoria da compositora brasileira Sueli Costa e Abel Silva, conhecida por grande parte do público pela passionalidade interpretativa da cantora Simone, pluraliza-se e faz emergir Juras secretas, décimo terceiro livro do poeta Artur Gomes. Não que haja intertextualidade explícita entre a canção e os poemas do livro, mas denota o intertexto como uma das principais marcas do poeta, recurso presente em seus livros anteriores.
Em SagaraNagens Fulinaímicas (2015), já se percebia um Artur Gomes um pouco distinto da ferocidade de crítica política predominante, por exemplo, em Couro cru & Carne viva (1987). Em Juras secretas, o poeta assume de vez sua faceta lírica, e é essa que pontua as cem “juras” que preenchem o miolo do livro. (Título da resenha: Juras Secretas de um trovador contemporâneo, de Adriano Moura).
Jura secreta 45
por enquanto
vou te amar assim em segredo
como se o sagrado fosse
o maior dos pecados originais
e minha língua fosse
só furor dos Canibais

E é com furor canibalesco que se nota, na tessitura poética de muitos versos, o poeta que se dedica também à leitura da literatura e de outras artes. Antropofágico, herdeiro de Oswald Andrade e do Tropicalismo, a língua do poeta devora tudo que o coração não diz para permitir que a poesia o diga.
Hilda Hilst, Portinari, Glauber Rocha, são signos que denotam o repertório de um leitor-espectador de várias linguagens e que não esconde essas influências. Porém sua poesia não é enciclopédica. As alusões promovem efeitos sonoros e imagéticos que contribuem para o desenvolvimento de uma estilística pessoal e funcional.
Jura secreta 13
quantas marés endoidecemos
e aramaico permaneço doido e lírico
em tudo mais que me negasse
flor de lótus flor de cactos flor de lírios
ou mesmo sexo sendo flor ou faca fosse
Hilda Hilst quando então se me amasse
ardendo em nós salgado mar e Olga risse
olhando em nós flechas de fogo se existisse
por onde quer que eu te cantasse ou Amavisse
Artur Gomes é um dos poucos poetas que mantém viva a tradição da oralidade. Participa de vários encontros Brasil afora recitando seus versos como um trovador contemporâneo. Nota-se, na estrutura musical de sua poesia e nas imagens que cria, uma obra que se materializa por completo quando dita em voz alta.
Mas mesmo no silêncio do quarto, da sala, da praia ou no barulho do carro, trem ou metrô; a poesia de Juras secretas oferece viagens estéticas aos que sabem que a poesia não está morta como andam pregando por aí.
(Adriano Carlos Moura é Mestre em Cognição e Linguagem (Uenf). Professor de Literatura do IFF – Atualmente faz doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora-MG).
Jura secreta 43
com os seus dentes de concreto
São Paulo é quem me devora
e selvagem devolvo a dentada
na carne da rua Aurora
Mostra Cine Vídeo Curtas – Cinema Ambiental
De 15 de junho a 15 de julho
Local: https://www.facebook.com/cinevideocurtas
Produção: Projeto Arte Cultura Oficinas
Curadoria: Artur Gomes
Design gráfico: Tchello d´Barros
Realização: Fulinaíma MultiProjetos
E-mail: fulinaima@gmail.com
Tel: (22) 99815-1268 – whatspp