Com um acervo de cerca de mil livros doados, a Ong Beija-Flor inaugurou no dia 1º de maio uma biblioteca comunitária na praia de Gargaú, comunidade majoritariamente povoada por pescadores no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.
A Biblioteca Bracutaia homenageia o comerciante Luiz de Souza Gomes, o Bracutaia, uma figura lendária de Gargaú, que dizia ter parentesco com cangaceiros. A iniciativa faz parte do projeto Arte Cultura, idealizado pelo pelo poeta e produtor cultural Arthur Gomes, da Fulinaíma Multiprojetos.
Trajetória de Bracutaia
Bracutaia foi um comerciante lendário, que tornou-se uma atração em Gargaú e ganhou fama nacional graças às bebidas e iguarias peculiares que servia em seu estabelecimento, como cachaças de cobras, escorpiões, marimbondos e raízes diversas, também chamadas de “batidas”. Eram, na verdade, bichos e insetos curtidos em aguardentes, que eram degustados por turistas e clientes.
Segundo relatos, a chegada do Bracutaia à Gargaú remonta a 1968, período da ditadura militar. Fixou residência na praia de São Francisco, só se afastando para um “retiro” na praia Rasa, em Búzios, após a apreensão pelo Ibama das jibóias, tartarugas e jacarés que criava.
O episódio, na ocasião, provocou um grande desgosto. A partir de seu afastamento, o bar em Gargaú passou a ser comandado pelo filho chamado de “Paraíba”. Ele permaneceu à frente do bar mesmo após a morte de Bracutaia, em 2013, aos 90 anos.
Novos livros chegando
O acervo inicial da biblioteca deve crescer, porque algumas doações de livros são de outras cidades e foram despachadas via Correios. Entre os doadores estão o escritor e colaborador do Portal VIU!, Deneval Siqueira de Azevedo Filho, o professor do IFF (Instituto Federal Fluminense) Roberto Moraes, Ilzomar Soares, Joilson Bessa da Silva, UNIASSELVI (Ana Mary), Roberto Minadeo e Rubens Jardim.

Além da presença de um grupo de moradores de Gargaú, a inauguração da Biblioteca Bracutaia, também contou com a participação de outros incentivadores, como o arquiteto campista Roberto Raul Wagner, do engenheiro ambiental Humberto, do baterista e cinegrafista Armando Ribeiro.
“Outros colaboradores também estiveram na inauguração, como o instrutor de lutas esportivas da Ong Beija Flor, Levi Vitorino de Almeida Almeida, o tenente do Corpo de Bombeiros, André Moute, da nossa querida documentarista Adalgiza (Giza), e do presidente da Ong Beija Flor, Luiz César (Sorriso) e sua genitora, além da presença da professora Dulce, da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Itabapoana”, destacou Arthur Gomes.
Os livros estão distribuídos em estantes em todos os espaços. O trabalho da Ong, a partir de agora, será buscar parceria com alguma instituição educacional para fazer a catalogação dos livros.
“Já pensarmos a programação dos saraus e das oficinas e de arte, que comporão o elenco da Série Saber, com a fundamental parceria do nosso querido amigo Ilsomar Soares”, diz Arthur.