Cidade do Norte Fluminense promove festival de cerveja a partir de quinta-feira (18); Confira:

Macaé-RJ vai sediar a tradicional festa alemã de cerveja, a 2ª Oktoberfest Macaé, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no estacionamento do Shopping Plaza.

Na quinta-feira (18), sexta-feira (19), a festa começará a partir das 18h, e no sábado (20) a partir das 13h, com entrada franca. As apresentações das danças típicas alemãs serão feitas pelo grupo Bauerngruppe de Petrópolis.

Uma das atrações será o concurso de chope a metro onde cinco  concorrentes deverão beber 500ml de cerveja sem “babar”, derramar nem parar. Ganha quem terminar primeiro. Todos os dias haverão vários shows e palestras com beer summelieres. A proposta dos organizadores é fortalecer a cultura da cerveja artesanal em Macaé, cidade pioneira na região dos lagos na produção de cerveja.

CERVEJAS ARTESANAIS

Além da praça de alimentação, composta por 10 barracas com comidas típicas alemãs, a 2ª Oktoberfest Macaé terá a participação de  10 cervejarias:  Show de Bola, Zébeer, Alus, Cara de Onça, Vila Alemã, Beach Brothers, Bière Moulin, Ashby, Noi e Matumbier. A criançada também poderá se divertir na área Kids do Tio Felipe.

O Oktoberfest Macaé é uma realização da Rede Novo e do Polo Cervejeiro Macaense.  Serão mais de 50 rótulos diferentes de cervejas artesanais representando todas as 4 escolas cervejeiras do mundo: Alemã, Inglesa, Belga e Americana.  Fora isso, teremos cervejas da emergente escola cervejeira brasileira, representada por cervejas com frutas tropicais (goiaba, maracujá, cajá etc.) e até mesmo cerveja com infusão de cachaça (genuinamente brasileira).

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

Quinta-feira (18) –  Banda VMax, 19h,  seguida da apresentação de dança alemã com o grupo Bauerngruppe e a cantora Flávia Duboc se apresenta às 21h30.

Sexta-feira (19) – Após a dança alemã, banda Los Confrades  e banda Black Pepper.

Sábado (20) – A festa começa mais cedo com atrações a partir das 17h. Banda El Patron, dança alemã, Banda Caravellas e Banda Km Rodado. Todos os dias haverá o concurso de chope a metro.

ENTENDA A FESTA

A Oktoberfest é um festival de tradições germânicas que ocorre no mês de Outubro fazendo jus ao nome, pois em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

No Brasil além das que ocorrem em Blumenau, as “Oktobers” acontecem em diversos estados. A primeira cidade a promover o evento foi Blumenau, colonizada por alemães. No início da década de 80, empresários e representantes de entidades de classe e o poder público da cidade se uniram e idealizaram um evento onde esta cultura pudesse ser celebrada e mostrada ao mundo. Na década de 90 e início dos anos 2000 a festa consolidou-se como um dos maiores eventos turísticos do Brasil e uma das maiores Oktoberfests do mundo.

 

Comentários

comentários