Inteligência artificial passará a ser testada a partir de janeiro de 2018;

O Portal VIU! será uma das plataformas pioneiras, no Brasil, a empregar o uso de robôs para atualização de notícias. O sistema que vai operar com inteligência artificial já está em pleno desenvolvimento, devendo ser testado a partir de janeiro de 2018.

A tecnologia vai permitir um aumento substancial na atualização de conteúdo diariamente, de forma que  notícias, artigos, infográficos e vídeos serão disponibilizados no portal tão logo estejam disponíveis na base de dados interna ou nas ferramentas de acesso restrito aos assinantes das agências parceiras.

O diretor-executivo do portal Roberto Barbosa destaca que a robótica não elimina a mão de obra humana, mas admite que continuará provocando uma redução da presença física nas redações.

“As redações estarão concentradas na sofisticação do material. Neste quesito a mão de obra humana ainda é indispensável. A inteligência artificial fará o que podemos definir como trabalho braçal”, disse.

O uso da inteligência artificial é uma tendência mundial. É uma dinâmica da 4ª revolução industrial nos meios de comunicação. Durante as últimas eleições na França, esta tecnologia foi utilizada pelo portal do jornal Le Monde.

Desde que foi fundado há cinco anos, o Portal VIU! tem focado seus esforços e investimentos no uso de tecnologia. A revista impressa é apenas uma plataforma adicional e também ganha cada vez mais enfoque em ferramenta digital para interação com as redes sociais.

Para 2018, o Portal também estará inaugurando seu estúdio de produção de conteúdo para o canal VIU! no Youtube e uma rádio digital com programação 24 horas por dia. Essas plataformas estarão voltadas para acesso em tecnologia mobile. Já o canal VIU! também poderá ser acessado em TVs com acesso a internet.

*Agência VIU!

Comentários

comentários