Tecnologia da informação para consultas virtuais é tema de Congresso Internacional no Rio;

Com o equipamento conectado à internet, profissionais da área médica buscam dinamizar o atendimento aos pacientes. No Brasil, o atendimento a distancia já é uma realidade, graças aos dispositivos e sistemas de monitoramento remoto.

A tecnologia neste segmento é o tema central do IV Congresso Internacional CBA 2017, promovido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), em parceria com a Joint Commission International (JCI). O encontro reunirá os profissionais e marcas internacionais do setor e acontece entre os dias 17 e 19 de setembro (neste domingo e segunda-feira), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

ENTENDA COMO FUNCIONA

Com os novos aparatos tecnológicos, um médico no Rio de Janeiro pode atender a um paciente em qualquer lugar remoto do país, por exemplo. Ou um especialista, recorrer à opinião de colegas de profissão em qualquer parte do planeta de dentro da sala de cirurgia.

A tecnologia da informação em prol do melhoramento dos cuidados de saúde é o primeiro tema em debate, que será abordado pelo presidente do Conselho da Associação Americana de Informática Médica e especialista na área de segurança do paciente e tecnologia de informação aplicada ao cuidado, David Bates.

Bates, com um currículo extenso na área, adianta que vai se concentrar no aumento da segurança e da qualidade com as novas tecnologias, especialmente, através da educação e do compartilhamento do conhecimento. O especialista enfatiza que o Registro Eletrônico de Saúde facilita a medição da qualidade, segurança e os resultados.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

O vice-presidente e diretor geral da Medtronic Care Management Services, Sheri Dodd, vai apresentar a experiência da multinacional com o monitoramento remoto de pacientes, no tratamento de doenças crônicas e debilitantes. John Li, diretor do Research and Analysis Company/Optum, vai analisar a integração de dados e desenvolvimento de modelos sofisticados de cuidados e compensação baseados em resultados.

PREÇOS E MERCADO

Os caminhos para a remuneração baseada em valor será tema da mesa que participa a marca líder Optum international, empresa de serviços de saúde e inovação, representada por Aline Medeiros. A diretora do KPMG Healthcare Advisory, Eveline Van Beek, vai comentar um caso de Nova Iorque sobre cuidados baseados em valores, com moderação de Thiago Constancio, CEO do Medportal, e comentários de Cesar Abicalaffe, CEO da 2iM – Inteligência Médica.

O Congresso será na Barra da Tijuca

Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do CBA, considera que muitos profissionais estão querendo aprender, mas alguns têm receio, pois não conseguem ver os benefícios que as novas tecnologias podem trazer. “Por isso, convidamos instituições que já estão trabalhando com essas tecnologias, já têm dados para mostrar e experiência no Brasil”, explica.

Além dos debates e exposições sobre as inovações na gestão dos hospitais, o uso de inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão clínica e educação continuada à distância, o evento também promove três cursos livres, ministrados por especialistas do CBA, no dia 17. Os cursos vão abordar os temas Introdução aos Padrões do Manual de Cirurgia Segura do CBA e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC); Introdução à Acreditação Hospitalar (6a Ed. Manual de Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais).

CONTATOS DA ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO

Tel: (21) 3299-8200.

Email: [email protected]

*Agência VIU!

Comentários

comentários