Conselho Nacional de Política Energética e ANP encampam proposta do prefeito de Macaé-RJ; redução de royalties nos campos maduros deve favorecer retomada de empregos;

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e ANP toparam a proposta de reduzir a alíquota de royalties para retomar investimento nos campos maduros da Bacia de Campos.

A proposta apresentada pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), é tema de uma reportagem de página inteira no caderno de O Globo, edição deste sábado (12).

Confira:

Macaé-RJ
Fonte: O Globo – Caderno de Economia edição – 12/08/2017

Pela nova fórmula, nos campos maduros que estão produzindo, a alíquota sobre o atual volume extraído continuará sendo de 10% sobre a produção, mas para o volume incremental passará a ser aplicada a alíquota de 5%.

A proposta de redução é parte da campanha por investimentos na Bacia de Campos liderada pelo prefeito de Macaé. O lema, segundo ele, é menos royalties e mais empregos.

A campanha tem forte apelo popular, principalmente no momento em que o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, e a Bacia de Campos é fortemente impactada em termos de ociosidade de mão de obra.

A pauta geração de empregos está na ordem do dia.

Dr. Aluízio também é presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Esta entidade que congrega os municípios da zona produtora de petróleo, desde que foi fundada no início do ano 2000, sempre teve um papel decorativo. Nesta gestão, talvez, foi o único momento que entidade fez algo de efetivo pela região.

Em tempo: A proposta de redução de royalties por emprego foi tema de uma entrevista do prefeito de Macaé-RJ ao Canal VIU!, no dia 29 de junho deste ano.

Confira: 

Vídeo: Canal VIU! – Youtube | Exibida em 29 de junho de 2017

Comentários

comentários